Pós-Graduação

O programa de pós-graduação (PPG) em Física da PUC-Rio, com suas quase 6 décadas de existência, é um dos mais antigos do Brasil, tendo contribuído para a formação de diversos professores, pesquisadores e profissionais. As áreas de pesquisa são diversas, com forte composição experimental e excelente infra-estrutura. Todos os professores de tempo integral do Departamento de Física da PUC-Rio fazem parte do Quadro da Pós-Graduação.

Os objetivos e prioridades do nosso PPG são poder oferecer ao aluno uma sólida formação em física através de disciplinas obrigatórias e eletivas em diferentes áreas – e fornecer a infraestrutura e apoio necessários para a realização de seu projeto. A partir dessa formação e produção de pesquisa de qualidade, estará plenamente preparado para seguir a vida acadêmica ou para direcionar-se para o setor produtivo. Entendemos que o mestrado é uma etapa importante da formação do aluno, quando ele aprofunda sua formação acadêmica e dá os primeiros passos como pesquisador, ao mesmo tempo em que ganha visão sobre seu futuro acadêmico. O doutorado, por sua vez, consolida sua carreira acadêmica, propiciando a independência necessária para seguir os passos de pesquisador. Apesar de um viés natural para a vida acadêmica, o egresso seja do mestrado ou do doutorado do nosso PPG em Físicá tem uma formação que permite migrar com êxito para o setor produtivo.

As atividades de pesquisa estão estruturadas nas áreas de concentração de Física Atômica e Molecular, Física Estatística e Sistemas Complexos, Física da Matéria Condensada, Física das Partículas Elementares e Campos e Ótica.

  • Física Atômica e Molecular (experimental)
      – Astroquímica em laboratório
  • Física Estatística e Sistemas Complexos (teórica e computacional)
      – Física estatística de equilíbrio e de não equilíbrio
      – Dinâmica não linear e sistema complexos
  • Física da Matéria Condensada (experimental e teórica)
      Experimental:
      – Eletrônica orgânica: dispositivos e materiais
      – Propriedades magnéticas de materiais
      – Dispositivos plasmônicos
      – Materiais nanoestruturados
      – Propriedades mecânicas e tribológicas em materiais nanoestruturados
      – Materiais bidimensionais
      – Biofísica
      Teórica:
      – Spintrônica, isolantes topológicos e sistemas fortemente correlacionados
  • Ótica (experimental)
      – Ótica e dispositivos fotônicos
      – Ótica quântica
  • Física de Partículas Elementares e Campos (experimental e teórica)
      Experimental:
      – Física de altas energias no experimento LHCb
      Teórica:
      – Física de astropartículas e fenomenologia de neutrinos
      – Fenomenologia de partículas e física além do Modelo Padrão

 

No Departamento de Física da PUC-Rio o ensino de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) é gratuito. O Departamento conta com apoio de bolsas de estudo de vários órgãos de fomento. As agências financiadoras de pesquisa e formação de recursos humanos que oferecem bolsas de estudos aos alunos de Pós-Graduação matriculados no mestrado e doutorado são: CAPES, CNPq, FAPERJ e a mesma PUC-Rio.

Mesmo para os alunos com vínculo empregatício que não possam receber bolsas das agências de fomento a PUC-Rio oferece a isenção integral da mensalidade.

À Comissão de Programa da Pós-Graduação compete a seleção, a concessão de bolsas e o acompanhamento de todos os bolsistas.

 


Mais informações sobre Mestrado, Doutorado, Admissão e matrícula


Ingresso na Pós-Graduação em Física da PUC-Rio em 2022.1
Informações e datas importantes

Exame Unificado em Física: As inscrições para o EUF para ingresso na pós-graduação em Física no segundo semestre de 2022 estão abertas até o dia 15/05/2022, conforme abaixo:

  • Inscrições no EUF:  11/04/2021 a 15/05/2022
  • Prova Escrita do EUF:  19/06/2022 
  • Divulgação do resultado da prova escrita: 26/06/2022.
  • Revisão e outras informações: ver página da EUF:  http://www1.fisica.org.br/~euf/

Uma vez divulgado o resultado do  EUF, o processo de seleção para Mestrado e Doutorado do PPG-Física da PUC-Rio seguirá o calendário da UNIPOSRIO (ingresso unificado dos PPG em Física do Rio de Janeiro), como consta na página https://uniposrio-fisica.cbpf.br e cujas datas principais ainda estão por serem definidas.  Novas informações serão divulgadas em breve.

A divulgação do resultado final será feita através da página do UNIPOSRIO e também na página   https://www.fis.puc-rio.br/pos-graduacao/. Em caso de aprovação, o(a) candidato(a) receberá instruções por e-mail para inscrição e matrícula na PUC-Rio.
Para dúvidas ou outras informações, contatar via e-mail pos.fis@puc-rio.br.


Disciplinas de Pós-Graduação – 2022-1


Guia para o estudante estrangeiro


Para contato ou mais informações sobre a Pós-graduação em Física na PUC-Rio:
Departamento de Física – PUC-Rio
Rua Marques S.Vicente, 225 – Gávea
22451-900 Rio de Janeiro, RJ
Fones: 0xx21 3527-1267 – Fax: 0xx21 3527-1271
E-mail: pos.fis@puc-rio.br