Nota de Pesar – Herch Moysés Nussenzveig

A Física Brasileira perdeu no dia 05 de novembro um de seus mais notáveis pesquisadores: o Prof. Moysés Nussenzveig, cientista renomado internacionalmente e ex-professor do nosso Departamento de Física.

Graduou-se no IFUSP, Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Na mesma instituição, doutorou-se em 1957 sob a orientação do Prof. Guido Beck e iniciou sua brilhante carreira de professor. Na primeira metade da década de 60 frequentou o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, tendo feito diversos pós-doutorados em universidades europeias de prestígio. De 1965 a 1975, fixou-se na Universidade de Rochester, onde tornou-se Professor Titular; nessa época, acolheu alguns alunos da PUC-Rio que tiveram que deixar o país. De volta ao IFUSP, foi seu Diretor de 1978 a 1982. Em 1983 mudou-se para o Rio, onde foi contratado como Professor Titular pelo Departamento de Física da PUC-Rio. A partir de 1994, passou a integrar o Instituto de Física da UFRJ.

Além de ser um pesquisador excepcional, detentor de vários prêmios e títulos internacionais, o Prof. Moysés Nussenzveig contribuiu enormemente para a formalização de uma estrutura científica no Brasil. Neste particular, participou em instituições como a Academia Brasileira de Ciências, o CNPq, IMPA, PRONEX, etc. em cargos como Coordenador de Programas, membro de Conselhos Deliberativos, membro de Comissão de Avalição, Conselho de Fundação, etc.

Como professor, possuía didática espetacular. Ficou conhecido em todo o país por sua singular didática e excepcional coletânea “Curso de Física Básica”, ainda hoje utilizada na formação básica de Físicos e Engenheiros.

O Departamento de Física lamenta profundamente a partida do Prof. Moysés.