Nota de Pesar – Herch Moysés Nussenzveig

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Física Brasileira perdeu no dia 05 de novembro um de seus mais notáveis pesquisadores: o Prof. Moysés Nussenzveig, cientista renomado internacionalmente e ex-professor do nosso Departamento de Física.

Graduou-se no IFUSP, Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Na mesma instituição, doutorou-se em 1957 sob a orientação do Prof. Guido Beck e iniciou sua brilhante carreira de professor. Na primeira metade da década de 60 frequentou o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, tendo feito diversos pós-doutorados em universidades europeias de prestígio. De 1965 a 1975, fixou-se na Universidade de Rochester, onde tornou-se Professor Titular; nessa época, acolheu alguns alunos da PUC-Rio que tiveram que deixar o país. De volta ao IFUSP, foi seu Diretor de 1978 a 1982. Em 1983 mudou-se para o Rio, onde foi contratado como Professor Titular pelo Departamento de Física da PUC-Rio. A partir de 1994, passou a integrar o Instituto de Física da UFRJ.

Além de ser um pesquisador excepcional, detentor de vários prêmios e títulos internacionais, o Prof. Moysés Nussenzveig contribuiu enormemente para a formalização de uma estrutura científica no Brasil. Neste particular, participou em instituições como a Academia Brasileira de Ciências, o CNPq, IMPA, PRONEX, etc. em cargos como Coordenador de Programas, membro de Conselhos Deliberativos, membro de Comissão de Avalição, Conselho de Fundação, etc.

Como professor, possuía didática espetacular. Ficou conhecido em todo o país por sua singular didática e excepcional coletânea «Curso de Física Básica», ainda hoje utilizada na formação básica de Físicos e Engenheiros.

O Departamento de Física lamenta profundamente a partida do Prof. Moysés.