A física, a vida e o gato que não queria morrer: reflexões sobre transdisciplinaridade na perspectiva da neurobiologia – Prof. Bruss Lima – 17/11

Mapa no disponible

Data / Hora
Date(s) - 17/11/2022
17:00 - 18:00

Categorias


Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A física, a vida e o gato que não queria morrer: reflexões sobre transdisciplinaridade na perspectiva da neurobiologia

Prof. Bruss Lima  – Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRJ
17 de novembro – 5a. F – 17h – SALA 776L

 
A contribuição da física para o entendimento da vida (em geral) e do cérebro (em particular) é tão imensa, que nem faz sentido ser mencionada. Os caminhos e as portas para esta transdiciplinaridade são tantos… Mas padecemos do seguinte paradoxo: nunca tivemos tantas oportunidades, e nunca nos encontramos tão despreparados.

 
Em nossa conversa, alguém que trabalha com neurobiologia (no caso, eu) vai discutir com vocês (físicos, matemáticos, cientistas computacionais e pensadores) algumas importantes questões em aberto sobre a compreensão do cérebro: da presença de mapas visuais no cérebro até o fenômeno da consciência. O gato aqui poderia ser o de Schrödinger. Mas a alusão mais urgente refere-se à necessidade de encontrarmos uma linguagem, um interesse e um senso comum que nos permita enxergar mais longe.

https://www.fis.puc-rio.br/events/a-fisica-a-vida-e-o-gato-que-nao-queria-morrer-reflexoes-sobre-transdisciplinaridade-na-perspectiva-da-neurobiologia-prof-bruss-lima-17-11/
https://www.fis.puc-rio.br/