Doutoranda do Departamento de Física da PUC-Rio conquista dois prêmios no XXI B-MRS Meeting 2023

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Mariana Gisbert Jardim dos Santos, doutoranda do Programa de pós-graduação em Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), foi premiada no XXI Brazilian Materials Research Society (B-MRS) Meeting, trata-se de um evento internacional e encontro anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). O evento foi realizado na última semana, de 01 a 05 de outubro, em Maceió, no estado de Alagoas, que reuniu estudantes e pesquisadores de todo o mundo para discutir o estado da arte das descobertas e perspectivas da Ciência dos Materiais. Nessa edição, cerca de 38 países e 25 estados brasileiros participaram.

Mariana conquistou dois prêmios: melhor apresentação, modalidade Poster, no simpósio Nanomaterials in Medicine, Nanotoxicology and Nanoregulation: Exploiting the Nano-bio interface for Clinical Translation (Bernhard Gross Award), e o prêmio da American Chemical Society (ACS), que seleciona as melhores contribuições de todos os estudantes. O título do trabalho contemplado com os dois prêmios foi: CO2 reduction reaction during pulsed laser ablation of gold in water for the control of the regenerative properties of carbon monoxide rich gold nanoparticles in endothelial tissues (Reação de redução da CO2 durante a ablação por laser pulsado de ouro para o controle das propriedades regenerativas em tecidos endoteliais de nanoparticulas de ouro ricas de monóxido de carbono). O trabalho foi desenvolvido pelo grupo do Laboratório de Síntese e Caracterização Laser de Nanomateriais (NanoLaserLab) do Departamento de Física da PUC-Rio, sob a coordenação do Prof. Dr. Tommaso Del Rosso, em colaboração com o Laboratory of Cell Theraphy and Nanomedicine of the University of the Studies of Florence na Itália.

Mariana conta que iniciou as investigações junto ao grupo ainda no decorrer do mestrado. Em 2020, a aluna foi comtemplada com uma bolsa de ação emergencial COVID-19 oferecida pela CAPES para o curso de mestrado em Física na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Essa bolsa, intitulada “Síntese de nanopartículas com propriedades bactericidas e/ou antivirais por ablação laser”, foi destinada ao estudo sobre a prevenção e combate a atual pandemia da COVID-19, e deu a oportunidade para Mariana começar o estudo das atividades biológicas dos nanocompósitos sintetizados no NanoLaserLab.

“Nos descobrimos a forma de enriquecer nanopartículas de ouro com monóxido de carbono que, em baixas doses, tem propriedades pro-angiogênicas que poderão permitir no futuro intervenções terapêuticas para o tratamento de doenças vasculares e reparo de tecidos sanguíneos. Esses resultados são fruto de uma dedicação de cinco anos de pesquisa do grupo, e se juntam com outras interessantes descobertas proporcionadas pela fixação da CO2 em nanomateriais avançados, que serão apresentados em breve”, explica Mariana.