BOLSAS de Mestrado e Doutorado CAPES – AÇÃO EMERGENCIAL COVID-19 – PPG em Física da PUC-Rio

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Programa de Pós-Graduação em Física da PUC-Rio abre chamado para concessão extraordinária de uma bolsa de mestrado e uma bolsa de doutorado em projetos relacionados diretamente à criação de conhecimento prático e específico orientado à prevenção e combate à atual pandemia da Covid-19 e ao enfrentamento de novas crises de igual ou maior proporção, hoje e no futuro. As bolsas, oferecidas pela CAPES, têm duração de até 24 meses para mestrado e 36 meses para doutorado (podendo excepcionalmente ser estendida para 48 meses).

Inscrições até 24 de  maio.

As bolsas precisam ser implementadas até o começo de junho/20, portanto os potenciais candidatos têm até o dia 24 de maio para enviar ao email pos.fis@puc-rio.br seu histórico escolar, CV Lattes, e uma carta de inscrição, relatando sua motivação e, para o caso de doutorado, a experiência previa nas áreas relacionadas abaixo. Em caso de possuir nota previa no EUF ou UNIPÓSRIO, indicar. Também deve ser solicitado o envio de uma carta de recomendação para o mesmo email, com o nome do aluno no assunto.

As bolsas oferecidas serão relacionadas a dois projetos, um teórico e outro experimental, sob a supervisão dos professores Celia Anteneodo e Tommaso Del Rosso, respectivamente, conforme especificado abaixo. Para mais detalhes os interessados podem entrar em contato diretamente com os professores através dos e-mails: celia.fis@puc-rio.br e  tommaso@puc-rio.br.

Projeto Teórico

Linha de Pesquisa: Sistemas complexos

Título: Processos de contágio co-evolutivos

Resumo: Consideramos uma modelagem matemática que leva em conta simultaneamente a dinâmica de contágio de doenças transmissíveis e a dinâmica de «contagio social» de opiniões, atitudes ou comportamentos relevantes em cada caso específico, como por exemplo a respeito de adesão ao distanciamento social ou à vacinação. A proposta é estudar a influência recíproca dessas dinâmicas e o impacto de campos externos, procurando sempre que possível efetuar a comparação com dados reais.  Projeto a ser desenvolvido no grupo de sistemas complexos, sob supervisão da Profa. Celia Anteneodo.

Requisitos:  Para candidatos a doutorado,  será dada preferência àqueles com conhecimentos de física estatística e computacional.

Projeto Experimental

Linha de Pesquisa: Síntese de nanomateriais funcionais por ablação laser

Título: Síntese de nanoparticulas com propriedades bactericidas e/ou antivirais por ablação laser

Resumo: O projeto prevê a produção estratégica por ablação laser de nanoparticulas com aumentado efeito bactericidas e/ou antiviral de amplo espectro. Em particular, será investigada a possibilidade da síntese de nano-interfaces híbridas semicondutoras do tipo metal/oxido metal/carbono com propriedades fotocatalíticas.  A síntese e caracterização espectroscópica do nanomaterial será efetuada do Laboratório de Síntese e Caracterização Ótica de Nanomateriais (NanoLaserLab), sob a supervisão do Prof. Tommaso Del Rosso.

Requisitos: Para candidatos a doutorado, será dada prioridade àqueles com formação experimental, preferencialmente relacionada ao uso de equipamentos óticos e ou espectroscópicos.