BOLSAS de Mestrado e Doutorado CAPES – AÇÃO EMERGENCIAL COVID-19 – PPG em Física da PUC-Rio

O Programa de Pós-Graduação em Física da PUC-Rio abre chamado para concessão extraordinária de uma bolsa de mestrado e uma bolsa de doutorado em projetos relacionados diretamente à criação de conhecimento prático e específico orientado à prevenção e combate à atual pandemia da Covid-19 e ao enfrentamento de novas crises de igual ou maior proporção, hoje e no futuro. As bolsas, oferecidas pela CAPES, têm duração de até 24 meses para mestrado e 36 meses para doutorado (podendo excepcionalmente ser estendida para 48 meses).

Inscrições até 24 de  maio.

As bolsas precisam ser implementadas até o começo de junho/20, portanto os potenciais candidatos têm até o dia 24 de maio para enviar ao email pos.fis@puc-rio.br seu histórico escolar, CV Lattes, e uma carta de inscrição, relatando sua motivação e, para o caso de doutorado, a experiência previa nas áreas relacionadas abaixo. Em caso de possuir nota previa no EUF ou UNIPÓSRIO, indicar. Também deve ser solicitado o envio de uma carta de recomendação para o mesmo email, com o nome do aluno no assunto.

As bolsas oferecidas serão relacionadas a dois projetos, um teórico e outro experimental, sob a supervisão dos professores Celia Anteneodo e Tommaso Del Rosso, respectivamente, conforme especificado abaixo. Para mais detalhes os interessados podem entrar em contato diretamente com os professores através dos e-mails: celia.fis@puc-rio.br e  tommaso@puc-rio.br.

Projeto Teórico

Linha de Pesquisa: Sistemas complexos

Título: Processos de contágio co-evolutivos

Resumo: Consideramos uma modelagem matemática que leva em conta simultaneamente a dinâmica de contágio de doenças transmissíveis e a dinâmica de “contagio social” de opiniões, atitudes ou comportamentos relevantes em cada caso específico, como por exemplo a respeito de adesão ao distanciamento social ou à vacinação. A proposta é estudar a influência recíproca dessas dinâmicas e o impacto de campos externos, procurando sempre que possível efetuar a comparação com dados reais.  Projeto a ser desenvolvido no grupo de sistemas complexos, sob supervisão da Profa. Celia Anteneodo.

Requisitos:  Para candidatos a doutorado,  será dada preferência àqueles com conhecimentos de física estatística e computacional.

Projeto Experimental

Linha de Pesquisa: Síntese de nanomateriais funcionais por ablação laser

Título: Síntese de nanoparticulas com propriedades bactericidas e/ou antivirais por ablação laser

Resumo: O projeto prevê a produção estratégica por ablação laser de nanoparticulas com aumentado efeito bactericidas e/ou antiviral de amplo espectro. Em particular, será investigada a possibilidade da síntese de nano-interfaces híbridas semicondutoras do tipo metal/oxido metal/carbono com propriedades fotocatalíticas.  A síntese e caracterização espectroscópica do nanomaterial será efetuada do Laboratório de Síntese e Caracterização Ótica de Nanomateriais (NanoLaserLab), sob a supervisão do Prof. Tommaso Del Rosso.

Requisitos: Para candidatos a doutorado, será dada prioridade àqueles com formação experimental, preferencialmente relacionada ao uso de equipamentos óticos e ou espectroscópicos.