Materiais Magnéticos Multifuncionais – Flávio Garcia, CBPF

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 13/04/2023
17:00 - 18:00

Categorias


Materiais Magnéticos Multifuncionais

Flávio Garcia
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

13 de abril – 5a. feira – 17h – sala 776L

Nesse seminário serão apresentados conceitos, assim como o ferramental de análise (simulação e experimental), dos materiais magnéticos multifuncionais. Genericamente, esses materiais são aqueles que servem a mais de uma função dentro do contexto de uma determinada aplicação. Nesse sentido, três exemplos dessa classe de materiais serão expostos.
O primeiro exemplo são nanomateriais utilizados para aplicações em nanomedicina. Esses sistemas, a depender da morfologia, textura magnética e composição química, podem ser empregados como sistemas teranósticos, servindo tanto para terapia quanto diagnóstico. Esses sistemas podem ser usados como transdutor de calor em técnicas com potencial de aplicação em terapias tumorais, tais como: fototermia e hipertermia magnética; além de poderem servir, ao mesmo tempo, como agente de contraste em ressonância magnética e entrega controlada de fármaco.
Um segundo exemplo, serão mostrados sistemas que apresentam texturas magnéticas definidas por suas topologias. Os sistemas são constituídos por superfícies magnéticas curvadas autossustentadas, e cujos estados fundamentais, a depender da composição da superfície e curvatura, podem apresentar vórtices, skyrmions ou outra configuração magnética de interesse. Esses sistemas têm grande potencialidade de aplicações em nanomedicina, remediação ambiental, sistemas neuromórficos, entre outras. Ainda nesse contexto será apresentado o desenvolvimento de micro-robôs com autopropulsão.
Na última parte do seminário será mostrado um estudo de caráter mais básico, porém com desdobramentos em aplicações em spintrônica. Um fenômeno chave da spintrônica, o efeito Hall de spin, será estudado em termos de sua origem. Apresentarei como o acoplamento entre um isolante topológico 2D, do tipo monocamada de dicalcogeneto de metal de transição (TMD), e um isolante magnético macio (granada de ítrio-ferro), estudado por ressonância ferromagnética, possibilitou ajudar a mostrar como o efeito Hall de spin está associado a outros fenômenos mais fundamentais, como o efeito Hall orbital e os estados de bordas dos TMDs.