Estatística da Circulação em Turbulência: Avanços Recentes e Perspectivas – Luca Moriconi, UFRJ

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 05/10/2023

Estatística da Circulação em Turbulência: Avanços Recentes e Perspectivas

Prof. Luca Moriconi – Instituto de Física, UFRJ

05/10/2023 – 5ª. Feira – 17h – sala L776

Resumo:

Desenvolvimentos recentes em computação de alto desempenho possibilitaram a execução de simulações numéricas completamente resolvidas de turbulência homogênea e isotrópica para números de Reynolds extremamente elevados. As bases de dados assim produzidas trouxeram à tona novos aspectos da fenomenologia da turbulência, principalmente relacionados à descrição estatística das flutuações de circulação. Motivados por tais avanços, apresentaremos neste colóquio as ideias gerais de um modelo para o entendimento do caráter intermitente da circulação, que combina ingredientes estruturais da turbulência (a existência de tubos de vorticidade) e a sua natureza de cascata multiplicativa (relacionada à transferência de energia cinética hidrodinâmica ao longo de várias escalas de comprimento). Além de um conjunto de previsões que estão em excelente acordo com os achados numéricos, o modelo de gás de vórtices aborda a pouco explorada física de curtas distancias das interações entre estruturas vorticosas. Acenamos, ainda, para questões abertas de modelagem que sugerem um papel revelante da teoria das superfícies mínimas na descrição de eventos extremos da circulação turbulenta.