A trajetória científica do físico Padre Francis Xavier Roser: o fundador do Instituto de Física da PUC-Rio – Prof. Marcos Martinho

Date(s) - 10/11/2022

Categorias

Prof. Marcos Paulo da Cunha Martinho

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

10/11/2022 – 5a.f – 17h – sala 776L

Nosso objetivo nesse colóquio é apresentar aspectos da vida científica do Padre Roser (1904-1967) que contribuíram para que em meados dos anos 1950 fundasse o Instituto de Física, nos primeiros anos chamado de Joaquim da Costa Ribeiro. A apresentação discutirá seus primeiros passos na física, quando trabalhou Victor Hess; o retorno ao Brasil e seu trabalho como professor de física Colégio Anchieta e Santo Inácio; a missão de criar um centro científico na Universidade Católica; as pesquisas realizadas com Marcel Schein, Felix Bloch e Robert Hofstadter. Novo regresso ao Brasil e comitê científico da ONU para radiações ionizantes; e a fundação do Instituto de Física.