Imprimir
Mapa do Site

Laboratório de Espectroscopia de Biomoléculas
Sonia Louro

O Laboratório de ESPECTROSCOPIA DE BIOMOLÉCULAS, associado ao Grupo de Física Aplicada da PUC-Rio, tem como objetivo o estudo de propriedades de moléculas de interesse biológico. No laboratório procura-se estabelecer relações entre as propriedades estruturais e dinâmicas de macromoléculas e biomembranas e seu desempenho funcional.

Estudam-se diversas moléculas de interesse biológico: óxido nítrico, que participa de vários processos biológicos como controle da pressão sanguínea, respostas do sistema imunológico e neurotransmissão; sua interação com ferro-

porfirinas e com hemoproteínas, importantes na regulação do metabolismo de óxido nítrico em seres vivos. Investigam-se complexos formados entre diversos fármacos e proteínas com objetivo de entender mecanismos moleculares de ação e possibilidade de encapsulamento e liberação controlada.

Estudam-se propriedades estruturais e dinâmicas dos principais componentes de membranas biológicas, lipídios e proteínas. Investigam-se interações entre esses componentes, dada sua importância para o desempenho de funções específicas e seletivas. Correlacionam-se efeitos funcionais de fármacos com modificações provocadas na estrutura de enzimas e na dinâmica da interação proteína-lipídio.

O Laboratório Multiusuário de Fluorescência Resolvida no Tempo é parte desse Laboratório, atuando na formação de recursos humanos, através do treinamento de usuários externos, pesquisadores e alunos pertencentes a Universidades e Centros de Pesquisas no Estado do Rio de Janeiro, para que possam realizar seus próprios experimentos usando a infraestrutura disponível.

Infraestrutura

  • Espectrofluorímetro resolvido no tempo (IBH – Horiba – Jobin Yvon).

  • Espectrofluorímetro estacionário PTI – QM1.

  • Espectrofotômetro com detecção por arranjo de diodos HP.

  • Controlador de temperatura para espectrofluorímetros.

  • Centrífuga refrigerada Hermle Z360K.

  • Balança eletrônica. pHmetro digital Cole-Parmer. Bomba de vácuo. Estufa.

  • Ultra-som. Evaporador rotatório. Containers de nitrogênio líquido.

< Voltar