Imprimir
Mapa do Site

Laboratório de Instrumentação e Medidas Magnéticas
Antonio Carlos Oliveira Bruno

Área de atuação:
O Laboratório realiza pesquisas na área de Instrumentação de novos sensores magnéticos com o objetivo de medir campos magnéticos gerados por uma gama variada de materiais: desde nanopartículas magnéticas ligadas a agentes biológicos, minerais magnéticos presentes em rochas terrestres e extraterrestres, até peças metálicas contendo trincas e corrosão que fazem parte da infraestrutura de diversas indústrias. Desenvolvemos instrumentos baseados em sensores supercondutores SQUID, sensores baseados nas propriedades da magnetoresistência gigante e túnel (GMR, TMR), magnetostricção gigante (GMM) e magnetoimpedância gigante (GMI). Desenvolvemos também sensores magnéticos à fibra óptica com redes de Bragg. A instrumentação disponível no laboratório nos permite medir campos magnéticos desde 100 femtoTesla até 3 Tesla. Através da medição destes campos magnéticos, estudamos como obter informações quantitativas sobre a fonte que os gerou, por exemplo, a massa de agentes biológicos ligados às nanopartículas e a geometria da trinca ou corrosão da peça metálica danificada.

Relevância / Impactos:
Desenvolvemos uma instrumentação não disponível no país e buscamos a realização de vários tipos de ensaios magnéticos biológicos para a detecção e caracterização de patologias em estágios iniciais, o que poderá causar um grande impacto com o diagnóstico precoce de várias doenças. Por outro lado na área da indústria, o expressivo aumento da infraestrutura contendo aço para atender às necessidades energéticas brasileiras traz um aumento do risco de acidentes. O desenvolvimento desta instrumentação poderá dar uma contribuição importante para a diminuição deste risco e para a preservação do meio ambiente.

Breve histórico:
O Laboratório começou suas atividades no início dos anos 90, após estágios de pós doutoramento do seu coordenador no Department of Physics da New York University e no Department of Physics and Astronomy da Vanderbilt University ambos nos EUA. O Laboratório faz parte da World Federation of Nondestructive Evaluation Centers, EUA. O Laboratório tem diversas patentes no Brasil e no exterior e desenvolveu parcerias com empresas, entre elas a Eletrobras, Transpetro e Petrobras.

Foto:


Outras informações relevantes:
O Laboratório de Instrumentação e Medidas Magnéticas pertence ao Departamento de Física do Centro Técnico Científico e está localizado na sala 564L no 5º andar do Prédio Cardeal Leme. Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea, Rio de Janeiro, RJ

Contato:
Email: acbruno@puc-rio.br
Tel: 21 3527-1262 ramal 215

< Voltar